ter. nov 29th, 2022

Prefeitura realiza Audiência Pública para adotar medidas e alerta para uso de álcool e drogas entre crianças e adolescentes

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (25/05), à Audiência Pública realizada pela Prefeitura Municipal de Presidente Médici, por meio da Secretaria da Juventude que alertou para o uso de excessivo de álcool e drogas entre crianças e adolescentes. Assim promovendo o debate entre as autoridades públicas e a sociedade civil, sobre o alto índice de violência decorrente do consumo de álcool e outras drogas, bem como da implementação de políticas públicas necessárias para prevenção e tratamento.

A Audiência foi coordenada pela Secretária da Juventude, Joselane Araújo e auxiliada por Arivaldo Júnior, um membro da Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD), atual membro do Conselho Estadual de Saúde e membro do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CEPD).

Também estavam presentes o Prefeito, Dr. Caçula Coelho, o Dr. Thiago Lima Aguiar, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Zé Doca, a Dra.  Rosy Mendes Pereira, Maria Raimunda Sobrinho Rudakoff, Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/MA), Assis Eiriceira, Presidente da Câmara de Vereadores, o Tenente Amarildo Passos Farias, da Polícia Militar do Estado do Maranhão, todo o Secretariado do Município e funcionários públicos.

O Prefeito Dr. Caçula Coelho, falou sobre o apoio que o poder executivo vem realizando por várias ações em prol do jovem citando vários casos, como por exemplo o incentivo ao esporte, por meio do futebol feminino e masculino, Jiu Jitsu. Que tira os jovens do ócio e consequentemente afastando das drogas, sendo assim uma marca registrada de sua gestão o foco nos mais vulneráveis incluindo os mais jovens.

Ao final da audiência se firmou o compromisso com de colocar em votação o Projeto de Lei N° 08, que institui o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e o Fundo Municipal Sobre, a implantação do PROERD para o segundo semestre do ano de 2022, foi também pedido ao judiciário maior parceria em políticas públicas.