seg. jun 27th, 2022

Programa Mais Pecuária Brasil chega à Presidente Médici trazendo inovação e tecnologia para os produtores da região

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento iniciou em janeiro deste ano a implementação do programa Mais Pecuária Brasil que tem o intuito de aumentar a produção de carne e leite através do melhoramento genético dos rebanhos do país. Através de incentivos aos produtores com insumos genéticos e acompanhamento do rebanho, o programa espera um aumento na produtividade e com isso um melhor desempenho do setor no mercado, principalmente de leite e carne.

O evento de apresentação aos proprietários ocorreu no dia 13 de janeiro e contou com a participação de Carolene Bertaco, médica veterinária da CONAFER (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), que explicou aos presentes todas as etapas do programa, as vantagens da participação do município e tirou dúvidas dos produtores que compareceram ao lançamento.

Em Presidente Médici, o programa irá atender pequenos e médios produtores com o fornecimento de sêmen melhorado geneticamente para a produção de rebanhos com um ciclo de desenvolvimento e produção menor que o habitual e com uma maior capacidade de produção de leite, por exemplo.

Os produtores interessados passarão, inicialmente, por uma visita à propriedade que será realizada com o intuito de avaliar se os pré-requisitos mínimos para participação serão atendidos. Os pré-requisitos são: garantia de alimentação adequada para o rebanho, bem como, boa estrutura e acesso. Atendendo a essas exigências, os produtores serão cadastrados e então os procedimentos de inseminação das vacas será iniciado pela equipe técnica da CONAFER.

O projeto terá duração de 4 anos e planeja a prenhez de 600 vacas por ano. Para o secretário adjunto da pasta, Maycon Pedrosa Cardoso, o programa poderá “proporcionar aos criadores do município o alcance de bons resultados na propriedade como: menor intervalo entre os partos das vacas, menor tempo de desmame, bezerros mais pesados e restabelecimento corporal das vacas em tempo bem mais curto.”

 

Texto: Ana Paula Coelho

Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support