dom. jun 26th, 2022

Secretaria de Cultura realiza primeira reunião com os fazedores de cultura de Presidente Médici

Foi realizado no último sábado (26/03), no auditório da prefeitura a primeira Reunião com os fazedores de cultura, com a presença do Secretario de Cultura, Walisson Silva também estiveram presentes vários agentes fazedores de cultura como, escritores, pintores, artesões, cantores, responsáveis por grupos folclóricos (quadrilhas, blocos de carnaval, bumba boi), a secretária de Assistência Social Ana Azevedo, Secretária da Mulher Silvane e a Secretária da juventude Joselane.

Com o tema “Cultura onde estamos e para onde queremos ir”, foram discutidos vários assuntos entre eles, a urgência na criação do conselho municipal de cultura uma iniciativa da secretaria de cultura, pois somente através do conselho se pode legitimar os fazedores de cultura e se beneficiar por meio de leis de incentivo estadual e federal, dentre elas a lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc 2.

As categorias decidiram em reunião que enquanto não se cria o conselho iram trabalhar juntos e adiantar projetos como, a quadrilhas Explosão Junina, Fios de Prata, Pétalas de Rosa e o Bumba Boi que já estão providenciando a aquisição do “corpo físico do boi”, que será adquirido fora do município, ficou também certo realizações de eventos como bingos, rifas e pedidos de doação para aquisição do “boi”. Representado pelo Sr. Nonato Costa e pela Sra. Bahia, grandes incentivadores dos movimentos culturais do município e se mostraram muitos confiantes nesse projeto, “nosso bumba boi esse ano será uma realidade”.

O jovem Simão se mostrou muito entusiasmado com a volta da Quadrilha Explosão Sertaneja, o Professor Ivo Leonardo marcou presença lembrando os tempos de gloria do Grupo Chama. A reunião encerrou com o Poeta Lira Junior recitando um de seus poemas.

Lembrando que haverá festejos juninos nesse ano de 2022, a cultura popular agradece.