sáb. maio 28th, 2022

SEMED discute educação pública e ensino com a comunidade na III Conferência Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Médici realizou nos dias 13 e 14 de dezembro a III Conferência Municipal de Educação, com tema “Educação Pública e Qualidade Social”, o evento teve como objetivo avaliar e discutir as ações municipais para a educação juntamente com a comunidade, professores e escolas. Foram apresentadas à comunidade avanços no ensino e as propostas para a garantia do direito de acesso à educação de qualidade no município.

Os avanços realizados na educação no ano de 2021 se mostraram no aumento da oferta de atividades extracurriculares, no número de matrículas e na melhora e expansão da infraestrutura de acesso à internet nas escolas, principalmente na zona rural. Além disso, a aderência a programas que garantem maiores recursos financeiros e pedagógicos contribuíram para o desenvolvimento e aumento da qualidade da estrutura e do ensino.

Os desafios para o próximo ano letivo são de manutenção da qualidade e avanço nas melhorias da estrutura, garantindo um maior alcance de estudantes e atendimento às suas necessidades locais. Por isso, a perspectiva é de expandir as atividades extracurriculares tanto na sede quanto na zona rural e manter o aumento na procura e interesse dos alunos pela escola.

É esperado para 2022 um aumento na equipe multiprofissional visando o melhor atendimento das necessidades da comunidade e, assim, “melhorar o IDEB do município, além de estruturar com insumos tecnológicos para melhor o desempenho do quadro profissional” complementa Marcos Pedrosa, coordenador dos conselhos escolares e das escolas conectadas.

O evento ocorreu no Centro Educacional La Salle e contou com a presença do prefeito Dr. Caçula Coelho que enfatizou a importância da educação para a gestão: “É o momento de nós entregarmos resultados pra sociedade, a educação tem um papel social de extrema importância. A educação no nosso município é pública e a gente tem que prestar conta pra sociedade daquilo que a gente fez.”

Os debates ao longo do encontro foram de extrema importância para fortalecer o diálogo e a parceria entre a gestão e a comunidade na condução do município por uma educação pública de qualidade e acessível a todos, possibilitando o melhor desenvolvimento do município e de sua população.